Tardes quentes e pancadas de chuva nesta semana no Estado

Os últimos sete dias foram marcados por grande alternância nas condições do tempo no Sul do Brasil. Tivemos temperaturas máximas elevadas e até uma onda de frio branda nos primeiros dias de janeiro, mas sem danos às culturas.

Com relação às chuvas, a distribuição foi muito irregular, com acumulados de menos de 10 milímetros. Atualmente, com a semeadura já implantada no Rio Grande do Sul, os índices de umidade do solo estão atualmente na marca dos 40 a 50% no Centro, Sul e Planícies.

Para os próximos sete dias, segue a condição tropical, ou seja, calor e pancadas de chuva nas áreas produtoras. Entre terça (5) e quinta-feira (7) dessa semana, a formação de áreas de baixa pressão atmosférica que se alimentam da umidade da Amazônia vão trazer chuva forte com trovoadas, ventania e eventual granizo. Mesmo assim, a Metade Sul gaúcha tem chuva menos volumosa e frequente, com acumulados abaixo dos 20mm.

Na região Central, a chuva começa a se espalhar em meados da semana com trovoadas e eventual queda de granizo, mas de forma muito irregular pegando uma ou outra área produtora com acumulados abaixo de 10mm. Destaque para as temperaturas máximas elevadas no período com valores acima dos 36ºC. Além disso, especialmente na quarta-feira (6) tem previsão de rajadas de vento fortes.