RS recebe 25 furgões e cinco ônibus adaptados para o transporte de presos

Como parte da celebração dos 52 anos da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) do Rio Grande do Sul, comemorados em 28 de dezembro, o sistema prisional gaúcho recebeu 25 furgões e cinco ônibus adaptados para o transporte de apenados, que foram doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

“A Susepe tem um papel fundamental na sociedade, ao garantir que pessoas que cometeram crimes sejam punidos, mas também ressocializadas. Por isso, cumprimento a superintendência pelo aniversário e desejo que sigam executando a sua missão, agora, com esse presente de 30 novos veículos, que, com certeza, irão qualificar as condições de trabalho dos nossos agentes para que entreguem ainda melhores resultados à sociedade”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Ao todo, 15 Estados receberam doações do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), sendo que o Rio Grande do Sul foi o que recebeu o maior número de unidades. Conforme o titular da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen), Cesar Faccioli, o lote entregue nesta quarta, com 30 unidades, é apenas o primeiro de um total de 80 veículos que serão destinados ao RS, graças à articulação com o governo federal.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 23/12/2020 - Governo realizou, na manhã desta quarta-feira (23/12), a entrega de 30 veículos para transporte de presos para a SEAPEN. Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

“O RS foi priorizado pelo Depen devido à sua importância, mas também pelo trabalho do nosso governo em priorizar a administração penitenciária dentro do sistema de segurança pública. O período é muito importante porque estamos transformando o quadro dos atuais agentes penitenciários em policiais penais”, explicou o titular da Seapen.

Os ônibus têm capacidade para 28 internos, dois compartimentos de cela, são equipados com sistema de circuito fechado de TV (videomonitoramento), sistema de sinalização acústica e visual, além de adaptações no compartimento de escolta, permitindo melhor posicionamento dos policiais penais e melhor acompanhamento dos deslocamentos. Além disso, têm capacidade de transitar em vários terrenos, como em áreas rurais, o que possibilita a sua adoção em todas as regiões brasileiras.

A parceria do Depen na diretriz de expansão e qualificação da frota é fundamental para melhoria das condições de movimentação de pessoas presas, contribuindo para preservação da integridade física dos transportados, melhores ferramentas de trabalho aos servidores penitenciários e maior eficiência no cumprimento da missão da Susepe.