Estado lança Operação RS Verão Total 2020/2021 em Praias do Litoral e Água Doce

Com ações direcionadas à segurança dos gaúchos durante o veraneio, o governo do Estado anunciou a Operação RS Verão Total 2020/2021. Além de garantir guarda-vidas, reforço de policiais, fiscalização nas estradas, monitoramento semanal da qualidade das águas e chuveirinhos em balneários e praias, entre outros serviços, o foco desta edição é a prevenção à Covid-19.

Justamente por causa da pandemia, a tradicional cerimônia de abertura da operação, no litoral, foi cancelada. Ainda assim, neste sábado, 19 de dezembro, o governo inicia o reforço dos serviços dos mais de 30 órgãos estaduais em todo o litoral gaúcho, norte e sul, além de águas doces, que se encerra em 28 de fevereiro.

Para marcar o lançamento, o governador Eduardo Leite, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, que coordena a Operação RS Verão Total, e a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, divulgaram um vídeo, reforçando a importância que todos têm para que a temporada seja tranquila, e não motivo de preocupação à população.

“Gaúchas e gaúchos, a temporada de veraneio que está chegando será muito diferente, diante da pandemia que estamos vivendo. Por isso, o governo do Estado decidiu intensificar ações para que todos possam ter um verão mais seguro, seja no litoral, nas praias de água doce, nas estradas, enfim, onde os cidadãos gaúchos e os turistas que nos visitam estiverem”, afirma o governador.

Junto à Operação RS Verão Total, o governo também lança nesta quinta (17) a campanha #TeCuidaRSnoVerão, que é um desdobramento do #TeCuidaRS voltada especificamente à conscientização a respeito dos protocolos sanitários que os veranistas devem seguir.

“O nosso foco é garantir a prestação de serviços para a população nas praias. Vamos redobrar a atenção com as medidas sanitárias, para que os cidadãos respeitem os protocolos que, afinal, são para segurança e proteção de todos”, destaca Ranolfo.

AS PRINCIPAIS REGRAS PARA OS VERANISTAS

Válidas para locais públicos abertos, sem controle de acesso (ruas, calçadas, parques, praças, faixa de areia, mar, lagoa, rio e similares):

• Proibido permanência. É permitido apenas circulação e realização de exercícios físicos*
• Distanciamento interpessoal mínimo de 1m
• Uso obrigatório e correto de máscara, cobrindo boca e nariz

*Na bandeira vermelha, um decreto municipal poderá autorizar a permanência nos locais desde que conte com mecanismos para viabilizar a fiscalização e coibir aglomeração.

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA

Corpo de Bombeiros Militar
A corporação contará, neste ano, com 1.053 guarda-vidas, entre bombeiros militares e policiais militares, que irão atuar em 242 guaritas espalhadas por todo o litoral – 212 Litoral Norte, 30 litoral sul e 50 postos de salvamento nas águas internas.

Polícia Civil
A Polícia Civil vai deslocar um efetivo de 948 servidores, entre delegados e agentes, mais 12 agentes para comunicação, para realizarem operações policiais, além de Baladas Seguras em parceria com o DetranRS. A corporação também irá auxiliar na fiscalização das medidas sanitárias e do controle do distanciamento dos veranistas, principalmente na beira da praia.

Brigada Militar
A BM contará com um reforço de 1.302 policiais militares. Além disso, será ampliada a presença da Brigada na orla das praias por meio de seis bases móveis comunitárias que estão sendo instaladas em Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí e Cidreira. Os PMs também irão reforçar as ações de fiscalização dos protocolos sanitários.