Fecomércio-RS realiza reunião com Governo do Estado e reivindica ampliação do horário de funcionamento do comércio

A Fecomércio-RS realizou,  reunião on-line com o coordenador do Gabinete de Crise do Estado e Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luiz Lamb, e com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni. Na ocasião, o presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, solicitou a ampliação do horário comercial no período que antecede o Natal, já que a data representa uma oportunidade para que as empresas recuperem parte das perdas acumuladas em 2020 com a pandemia.

A principal reivindicação da Fecomércio-RS é que as lojas possam ter horário de atendimento estendido, passando o horário de fechamento de 20h para 22h. A entidade também solicita que, independentemente das bandeiras, o comércio possa abrir em todo o Estado. “Entendemos que a saúde da população é prioridade e responsabilidade do Estado. Mas o comércio já perdeu muito ao longo do ano, muitas empresas fecharam e pessoas perderam seus empregos. Além disso, as empresas estão extremamente comprometidas com os protocolos de segurança. Não podem pagar esse preço e serem sacrificadas mais do que já foram”, apontou o presidente Bohn.

O presidente também reforçou que a Federação está comprometida com a prevenção da Covid-19 e que, recentemente, lançou uma campanha a fim de conscientizar toda a população para impedir a proliferação do vírus e evitar mais restrições no funcionamento do comércio. A referência é à campanha #UnidosContraoVírus, lançada pela Federação neste mês de dezembro.

O coordenador do Gabinete de Crise do Estado e Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luiz Lamb, comprometeu-se em levar o pedido à reunião do Gabinete de Crise do RS ainda nesta semana. “Temos consciência da importância do setor e essa situação será levada adiante” afirmou Lamb.

Também participaram da reunião os vice-presidentes da Fecomércio-RS Joel Dadda, Gilmar Bazanella, Isabel Ineu e Paulo Kruse. Todos manifestaram a importância de manter o comércio aberto e com horário estendido para minimizar as perdas do setor.