Chuva traz alívio para lavouras da região

A chuva que voltou ao centro do Estado permitiu ao solo uma boa recuperação dos índices de umidade. Conforme o assistente técnico regional da Emater Luis Fernando Oliveira, a chuva deu ótimas condições para o desenvolvimento das lavouras já plantadas, além de possibilitar que, nos próximos dias, os agricultores avancem no plantio das culturas de verão.

A chuva com vento registrada na quarta-feira (2), porém, causou dano em lavouras de tabaco, principalmente no município de Agudo. Os volumes acumulados variam de 40  milímetros em média de chuva, em Cachoeira do Sul, até 104 milímetros em Santiago.

Essas pancadas de chuva de verão devem afetar na produtividade das culturas, como a soja. O plantio foi retomado com forte intensidade, tendo expectativa de chegar a quase 994 mil hectares em 35 municípios da região. Somente nesta semana, 80% do plantio deve ser concluído.

No milho, a previsão é plantar 42 mil hectares. Já se chegou na metade da área prevista. A falta de chuva fez com que o cultivo fosse suspenso, mas agora foi retomado e deve avançar mais após a colheita do fumo.

A chuva trouxe uma recuperação nas lavouras, mas há áreas comprometidas. A perda já está em 6% das lavouras, em média. Em alguns locais, a perda chega a 20%.

No arroz, o plantio já passou de 80% da área prevista na região, de cerca de 133 mil hectares. A maior preocupação é no momento da irrigação das lavouras, já que a falta de chuva no período de outono e inverno fez com que açudes, barragens, arroios e rios de menor porte estejam abaixo da capacidade de armazenamento.

No geral, conforme a Emater, a volta da chuva trouxe um alento ao campo, possibilitando a retomada do plantio e de aplicação de defensivos, além da adubação e do desenvolvimento das culturas. Para as pastagens, a retomada do plantio e a rebrota de espécies nativas também auxilia na oferta de alimento aos rebanhos.

]

fonte Gaúcha/ZH