Postos de saúde estarão abertos neste sábado para o dia D da vacinação infantil no RS

A campanha de vacinação contra a poliomielite termina neste sábado com a realização do Dia D no Rio Grande do Sul. Durante todo o dia, postos de saúde estarão abertos exclusivamente para a aplicação das vacinas. A campanha estava programada para terminar no dia 30 de outubro, mas o governo do Estado decidiu pela prorrogação com intuito de atingir a meta e aumentar a imunização de crianças.

 

O Rio Grande do Sul registra 73% de cobertura vacinal da pólio, com 390 mil crianças até cinco anos que receberam uma dose do imunizante. A expectativa é alcançar a meta de 95%.

O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral, aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com suas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D. Para as crianças que estiverem com doses de poliomielite em atraso, haverá a atualização.

Em paralelo ocorre também a Campanha de Multivacinação que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal da população até 15 anos de idade, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis como tétano, sarampo e febre amarela.