Devido a macro região Cachoeira se mantém em bandeira laranja no Distanciamento Controlado do RS

Na rodada em que o modelo de Distanciamento Controlado completa seis meses de vigência, o Rio Grande do Sul volta a ter regiões com alto risco epidemiológico e, também, com baixo risco. O 27º mapa preliminar, divulgado nesta sexta-feira (6/11), traz três regiões em bandeira vermelha (risco alto), 16 regiões em bandeira laranja (risco epidemiológico médio) e duas em bandeira amarela (risco baixo).

A Região de Cachoeira permanece em laranja, devido ao aumento de internados na macro região que envolve também , Santa Cruz do Sul e Lajeado.
Os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias aumentaram 45,2%, passando de 31 para 45 na macrorregião (somando as três regiões Covid). Com relação a SRAG, a quantidade de pacientes aumentou entre as duas semanas, passando de 38 para 43 internados. No caso de leitos clínicos, o número de pacientes passou de 21 para 18, uma redução de 14%. E com relação aos internados por Covid-19 em leitos de UTI, o quantitativo aumentou 16%, passando de 25 para 29 pacientes.
O indicador relacionado a capacidade de atendimento piorou no comparativo entre as semanas, passando da bandeira laranja para vermelha. Assim, o percentual de pacientes confirmados para Covid-19 em leitos de UTI, com relação aos leitos livres, aumentou. Enquanto na semana passada havia 1,64 leitos de UTI livres para cada leito de UTI ocupado por paciente Covid-19, nesta semana o indicador passou para 1,34.
No comparativo do número de leitos livres de UTI no último dia para atender Covid-19 entre as duas quintas-feiras, verifica-se uma redução no número de leitos de UTI livres para atender Covid-19, passando de 41 para 39, mantendo o indicador em bandeira amarela.
Portanto, com as variações nos números de internados e na velocidade do avanço da doença, dos dois indicadores macrorregionais que mensuram número de pacientes internados em UTI (por SRAG ou Covid-19) e do indicador de internados em leitos clínicos (Covid-19), dois obtiveram bandeira vermelha e um amarela. Os indicadores de capacidade de atendimento e de mudança na capacidade de atendimento, mensuradas pela macrorregião, obtiveram bandeiras vermelha e amarela, respectivamente

 

As regiões de Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo apresentaram piora nos indicadores e passaram para bandeira vermelha. Nas regiões de Erechim e Bagé, foi percebido o contrário, e ambas ficaram em bandeira amarela neste mapa preliminar.

A macrorregião Missioneira, como um todo, apresentou nesta semana crescimento de 17,86% na ocupação de leitos clínicos por conta do coronavírus, fechando a quinta-feira (5/11) com 99 hospitalizações, o maior patamar dos últimos 30 dias. Em termos de casos confirmados em leitos de UTI, o avanço foi de 5,26%, com 40 pacientes em tratamento intensivo por conta da doença.

 

Regiões em bandeira vermelha

Com a relação entre leitos livres de UTI e os ocupados por pacientes Covid atingindo classificação específica de bandeira preta, a macrorregião Missioneira concentra as três regiões que aparecem no mapa preliminar em risco alto. Uma delas é a de Santo Ângelo que, além desse fator, apresentou piora em outros indicadores. Com apenas dois leitos de UTI livres neste levantamento (no anterior eram oito), a região viu aumentar de 12 para 17, de uma quinta-feira para outra, o total de pacientes com Covid-19 necessitando de tratamento intensivo.

Santo Ângelo registrou também um salto no total de internações em leitos clínicos de pacientes confirmados com a doença ao longo da última semana: no acumulado são 43 registros, ante 27 da semana anterior. Na quinta-feira (5/11), Santo Ângelo tinha 33 pessoas em leitos clínicos. Eram 22 na semana anterior.

Com quadro muito semelhante, Ijuí aparece na classificação de bandeira vermelha. Nessa rodada, a região ampliou os registros de internação em leitos clínicos ao longo da semana para 33 casos, quando na soma anterior eram 24. Na quinta (5/11), 30 pacientes confirmados com a doença seguiam internados, três a mais do que no levantamento da rodada anterior. Houve ligeira redução de sete para seis pacientes com Covid-19 ocupando leitos de UTI, porém ao atingir seis óbitos nos últimos sete dias (mesmo número de Santo Ângelo), a região ficou com bandeira preta nesse indicador.

Igualmente impactada pela situação macrorregional, a região de Cruz Alta ingressa na bandeira vermelha depois de apresentar, na quinta (5/11), um total de 28 casos de Covid internados em leitos clínicos. No monitoramento da semana anterior, eram 22 pacientes. Especificamente na região, houve estabilização na quantidade de leitos livres de UTI, que permanecem em 10 unidades, como na semana anterior. Os casos de SRAG necessitando de tratamento intensivo permaneceram no patamar de 12 registros.

Regra 0-0

Conforme o mapa preliminar da 27ª rodada, 57 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 681.771 habitantes, o que corresponde a 6% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes).

Desses, 29 municípios (117.630 habitantes, 1% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Além disso, do total de 401 municípios em bandeira laranja (10.223.019 habitantes, 90,2% da população do RS), 219 (1.237.830 habitantes, 10,9% da população em bandeira laranja) podem adotar protocolos de bandeira amarela.

Em bandeira amarela, se encontram 39 municípios (424.815 habitantes, 3,7% da população do RS), dos quais 33 (143.636 habitantes, 1,3% da população) não registram óbitos nem hospitalizações.

RESUMO DA 27ª RODADA

Regiões que apresentaram piora (3):
LARANJA > VERMELHA
Cruz Alta (em cogestão)
Ijuí (em cogestão)
Santo Ângelo (em cogestão)

Regiões que permaneceram iguais (16):
BANDEIRA LARANJA
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Canoas (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Caxias do Sul (em cogestão)
Guaíba
Lajeado (em cogestão)
Novo Hamburgo (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Santa Maria (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)
Taquara (em cogestão)
Uruguaiana (em cogestão)

Regiões que apresentaram melhora (2)
LARANJA > AMARELA
Bagé: a região registrou apenas um óbito por Covid-19 nos últimos sete dias. Na quinta-feira (5/11), havia apenas dois casos da doença em leito clínico na região, quando no levantamento anterior eram cinco pessoas. Houve ainda ligeira queda de 10 para nove internações no acumulado dos últimos sete dias. Mesmo com o aumento de três para cinco no total de pacientes com Covid-19 merecendo tratamento intensivo, e recuo de 17 para 13 no número de leitos de UTI livres, Bagé apresentou quadro estável em termos de capacidade de atendimento (incluindo a macrorregião Sul).

Erechim (em cogestão): a região de Erechim aparece com bandeira amarela depois de uma semana na qual teve também o registro de uma morte por conta da doença. Um dos indicadores com nota final de baixo risco é o número de leitos de UTI livres na região, que aumentou de 26 para 31 de uma semana para a outra. No acumulado dos últimos sete dias, Erechim teve o registro de apenas cinco internações em leitos clínicos confirmadas pelo coronavírus, a metade da semana anterior. Na quinta-feira (5/11), eram sete pacientes hospitalizados por Covid-19 – na semana passada, oito.

NÚMEROS DA 27ª RODADA

• número de novos registros semanais de hospitalizações confirmadas com Covid-19 reduziu 5% entre as duas últimas semanas (de 830 para 790);

• número de internados em UTI por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentou 3% no Estado entre as duas últimas quintas-feiras (de 712 para 732);

• número de internados em leitos clínicos com Covid-19 reduziu 3% entre as duas últimas quintas-feiras (de 768 para 747);

• número de internados em leitos de UTI com Covid-19 ficou praticamente estável entre as duas últimas quintas-feiras (de 573 para 568);

• número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid-19 no RS reduziu 3% entre as duas últimas quintas-feiras (de 791 para 767);

• número de casos ativos ficou praticamente estável, aumentando 2% entre as duas últimas semanas (de 13.061 para 13.277);

• número de óbitos por Covid-19 aumentou 4% entre as duas últimas quintas-feiras (de 211 para 220).

As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (237), Caxias do Sul (68), Passo Fundo (63), Canoas (49), Capão da Canoa (47) e Novo Hamburgo (44).

Comparativo: situação entre 9 de outubro e 5 de novembro

• número de novos registros semanais de hospitalizações confirmadas com Covid-19 aumentou 32% no período (de 598 para 790);

• número de internados em UTI por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) reduziu 4% no Estado no período (de 760 para 732);

• número de internados em leitos clínicos com Covid-19 no RS aumentou 11% no período (de 674 para 747);

• número de internados em leitos de UTI com Covid-19 reduziu 2% no período (de 580 para 568);

• número de casos ativos aumentou 29% no período (de 10.302 para 13.277);

• número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid-19 no RS aumentou 12% no período (de 687 para 767);

• número de óbitos por Covid-19 acumulados em sete dias reduziu 13% no período (de 254 para 220).