Após semana com frio, calor volta ao Estado

Um sistema de alta pressão que deixa o Estado provoca tempo firme a partir desta segunda-feira (24), de acordo com a Somar Meteorologia.

Enquanto o frio começa a se despedir, a baixa umidade começa a preocupar: em todo o Estado a taxa deve chegar à casa dos 30%.

— Este valor é até um estado de alerta, pois com a saída do sistema de alta pressão, não há nem ao menos a possibilidade de chuva — aponta Hofacker, lembrando que a baixa umidade pode causar problemas de saúde para pessoas com dificuldades respiratórias e bronquites.

A sensação térmica deve ser agradável nos próximos dias. Na quinta-feira (27), porém, há uma forte possibilidade de chuva na regiões oeste e sul, na fronteira com Uruguai, graças a formação de uma nova frente fria. Mesmo com a alteração, a região da costa não deve ser tão afetada pela nova massa de ar.

Além disso, com a proximidade do fim do inverno, é improvável que novas temperaturas negativas sejam registradas nas próximas semanas, de acordo com Hofacker.

— Não temos condições de frio extremo, porque a chegada da primavera faz com as temperaturas naturalmente aumentem e a umidade tenha uma boa baixa — reforça o meteorologista da Somar.

fonte Gaúcha/ZH