Agricultores de Novo Cabrais são beneficiados com Quintais Orgânicos

Duas famílias de Novo Cabrais foram beneficiadas com o Programa Quintais Orgânicos de Frutas, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Na semana passada, uma equipe da Embrapa realizou a entrega de mais de 20 espécies de árvores frutíferas, além de plantas medicinais e sementes para produção de alimentos às famílias beneficiadas.

Em Novo Cabrais, a família da Marceli Müller, da localidade do Cerrito e de Santa Margarete Pacheco Dias, da Linha São João, foram as indicadas para idealização do projeto. A entrega foi realizada na sexta-feira, dia 23, pelo coordenador do Quintais Orgânicos, o engenheiro Fernando Rogério Costa Gomes e pelos bolsistas do projeto Daniel Duarte, Paulo Wiegand, Rérinton Oliveira e pela extensionista da Emater/RS-Ascar do município, Flávia Borstmann.

O Quintais Orgânicos foi criado em 2004 dentro do programa Fome Zero. Conforme o coordenador, o projeto tem como objetivo é desenvolvido em todo o Estado e beneficia agricultores assentado, comunidades escolares, comunidades indígenas e quilombolas, além de agricultores familiares – no caso das duas famílias de Novo Cabrais que receberam as plantas.

“Além de a segurança alimentar, ambiental e nutricional que o projeto oferece, o  Quintais Orgânicos funciona como uma capacitação e transferência de tecnologias. Estamos trazendo nessas mudas as tecnologias da Embrapa aos produtores para que eles observem no desenvolvimento das plantas e se inspirem para ampliar a área visando também a geração de renda”, ressaltou o coordenador do projeto.

Entre as plantas entregues estão 20 espécies de frutíferas como goiaba, limão, figo, laranja e pêssego e nativas como araçá, pitanga, butiá, araticum e cerejeira do Rio Grande, entre outras. Além de três variedades de batata-doce; duas espécies de quebra-vento (aroeira mansa e guajuvira); sementes crioulas de milho e feijão; capim curumim (forrageira melhorada desenvolvida pela Embrapa) e 10 espécies de plantas medicinais.

Conforme o engenheiro Fernando Rogério Costa Gomes, além de produzir as mudas, a Embrapa auxilia em todo o processo de produção. “Oferecemos desde a orientação de plantio e vamos acompanhando as famílias com orientações e visitas periódicas”, destaca. Em 15 anos, o projeto já criou 2.151 Quintais em 204 municípios, sendo 202 no Sul do Brasil e dois no Uruguai.