Wine South America: micro e pequenas vinícolas projetam ampliação de mercado

Juntos para Competir (Farsul, Senar/RS e Sebrae RS) e Sebrae SC viabilizam participação de 45 empresas brasileiras, de sete regiões produtoras,
à principal feira profissional da América Latina, que ocorre em setembro, na Serra Gaúcha

Presente em pelo menos 10 estados, a cadeia da uva e do vinho emprega mais de 200 mil pessoas e movimenta cerca de R$ 9 bilhões por ano no Brasil. São mais de 1,1 mil vinícolas do Sul ao Nordeste do país, sendo 90% delas micro e pequenas. É pensando na importância do setor tanto na geração de postos de trabalho, na renda para as famílias e na oportunidade de crescimento de mercado, que o programa Juntos Para Competir (Farsul, Senar/RS e Sebrae RS) e o Sebrae SC viabilizarão a participação de 45 vinícolas de micro e pequeno porte na segunda edição da Wine South America – Feira Internacional do Vinho.

De 25 a 27 de setembro, as unidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina levarão ao evento empresas da Serra, Campanha, Costa Doce e Noroeste gaúchos e dos Vales da Uva Goethe e Planaltos Serrano e Norte catarinenses. Com uma área total de mais de 350m², os grupos estarão em estandes coletivos, divididos por estados, valorizando o terroir de cada uma das diferentes regiões.

“Feiras como a Wine South America são fundamentais para os pequenos negócios, que anseiam por oportunidades de participação em eventos e fóruns onde possam trocar experiências com outras empresas e fazer negócios, além de fortalecer suas marcas. Tenho certeza que esta oportunidade contribuirá para o aperfeiçoamento mercadológico, além de propiciar um importante incentivo e vitrine para o setor”, avalia André Vanoni de Godoy, diretor-superintendente do Sebrae RS.

Fundamental para o fomento da economia, o Sebrae tem papel crucial para o desenvolvimento das empresas de pequeno porte no país. Através da instituição, vinícolas têm a chance de se capacitar, melhorar seus produtos, tornarem-se mais preparadas e competitivas para o mercado, além de terem a chance de participar de eventos de promoção e comercialização.

Estímulo às produções gaúcha e catarinense
Localizada em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, a Maximo Boschi participou da Wine South America em 2018 e, neste ano, estará, mais uma vez, presente no estande coletivo do Juntos para Competir. Com uma produção anual de 27 mil garrafas de vinhos e espumantes, a vinícola é uma das 30 micro e pequenas empresas confirmadas no espaço.

Renato Antônio Savaris, enólogo e proprietário da Maximo Boschi, salienta a expertise e a credibilidade do programa Juntos para Competir (Farsul, Senar/RS e Sebrae RS), aliadas ao público qualificado e profissional da feira, para o sucesso da primeira edição. A vinícola gaúcha fechou negócios com oito distribuidores e representantes de São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

“Foi o estande mais visitado, tinha muito movimento. Chamava muita atenção dos compradores pela quantidade de empresas e pela concentração de novidades. É uma parceria mútua, de qualidade e respeito. Se não fossem as instituições, não teríamos como viabilizar esta ação”, pontua Savaris.

Patrícia Mazon, proprietária da vinícola Vigna Mazon, de Santa Catarina, e secretária da diretoria da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe de Urussanga (ProGoethe), conta que além de desdobramentos comerciais, a região dos Vales da Uva Goethe, única Indicação Geográfica brasileira fora do solo gaúcho, também ganhou em imagem durante e após a Wine South America. Neste ano, a empresa dela estará com outras 14 vinícolas catarinenses no estado coletivo do Sebrae SC.

“O grande retorno foi a divulgação da região e os vinhos brancos elaborados nos Vales da Uva Goethe. Ficamos conhecidos como vinho jovem, alegre, da nova geração. Conseguimos maior espaço de mercado, passamos a ter representantes comerciais no Rio de Janeiro, nos aproximamos da mídia especializada e também notamos que, após a participação no evento, também houve aumento no fluxo de turistas na região”, afirma a empresária.

Além do Rio Grande do Sul, que responde por cerca de 90% da produção de vinhos no Brasil, e de Santa Catarina, outros estados têm se destacado na elaboração de produtos vitivinícolas. Paraná, na região Sul; São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, na região Sudeste; Bahia e Pernambuco, no Nordeste, além de Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste.

Confira as vinícolas que estarão nos estandes:
Adega de Vinhos Domenico Bertolini – Garibaldi (RS)
Batalha – Candiota (RS)
Bodega Sossego – Uruguaiana (RS)
Cainelli – Bento Gonçalves (RS)
Campos de Cima – Itaqui (RS)
Cárdenas – Mariana Pimentel (RS)
Casa del Nonno – Urussanga (SC)
Casa Pedrucci – Garibaldi (RS)
Cerros de Gaya – Bagé (RS)
Cordilheira de Sant’Ana – Santana do Livramento (RS)
Courmayeur Espumantes e Vinhos – Garibaldi (RS)
Cristofoli Vinhos de Familia – Bento Gonçalves (RS)
De Noni – Urussanga (SC)
Don Affonso – Caxias do Sul (RS)
Don Miguel – Garibaldi (RS)
Gazzaro – Flores da Cunha (RS)
Guatambu – Dom Pedrito (RS)
Hiragami – São Joaquim (SC)
Leone Di Venezia – São Joaquim (SC)
Lovara – Bento Gonçalves (RS)
Lovatel Vinícola – Caxias do Sul (RS)
Maximo Boschi – Bento Gonçalves (RS)
Mena Kaho – Bento Gonçalves (RS)
Pericó – São Joaquim (SC)
Peruzzo – Bagé (RS)
Pueblo Pampeiro – Santana do Livramento (RS)
Quinta Don Bonifácio – Caxias do Sul (RS)
Salvattore – Flores da Cunha (RS)
Santini Indústria Vinícola – Caxias do Sul (RS)
Serra do Sol – Urubici (SC)
Suzin – São Joaquim (SC)
Thera – Bom Retiro (SC)
Vaccaro Vinhos e Espumantes – Garibaldi (RS)
Vigna Mazon – Urussanga (SC)
Villa Francioni – São Joaquim (SC)
Villaggio Bassetti – São Joaquim (SC)
Villaggio Conti – São Joaquim (SC)
Vinhedos Capoani – Bento Gonçalves (RS)
Vinhedos do Monte Agudo – São Joaquim (SC)
Vinhética – Santana do Livramento (RS)
Vinhos Marzarotto – Flores da Cunha (RS)
Vinhos Quarezemin – Içara (SC)
Vinhos Trevisol – Urussanga (SC)
Weber – Crissiumal (RS)
Zanella – Antônio Prado (RS)

Sobre a Wine South America            
Consolidada como a maior feira de vinhos profissional da América Latina, a Wine South America chega a 2ª edição focada em promover negócios entre a indústria, os compradores de varejo e os profissionais do vinho. Durante três dias, o evento reunirá em 10 mil m² os principais players do Brasil e do Exterior, que buscam iniciar ou ampliar negócios especialmente nos países do continente latino-americano. Em 2019, o evento contará com mais de 250 marcas expositoras das principais regiões produtoras nacionais e internacionais. Até o momento, além do Brasil, países como África do Sul, Argentina, Áustria, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai já estão confirmados. Setores de destilados e olivicultura também integram o portfólio.

SERVIÇO
2ª Wine South America – Feira Internacional do Vinho                             
Quando: de 25 a 27 de setembro de 2019 (quarta a sexta-feira), das 14h às 21h
Onde: Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481), em Bento Gonçalves (RS) – Brasil
Ingressos: no site www.winesa.com.br
Públicos-alvo: importadores e exportadores de bebidas; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas
Outras informações: no site www.winesa.com.br, pelo e-mail info@winesa.com.br ou pelo telefone (54) 3455.6711
Patrocínio: Sicredi, Caixa, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, BRDE e Badesul