Voluntárias da STAS de Novo Cabrais criam bonecas da inclusão

Muito mais que um presente. Uma forma de refletir sobre as nossas diferenças. No próximo Natal, como acontece todos os anos, as crianças de Novo Cabrais irão receber seus presentes. Só que as bonecas de pano que serão entregues pelo Papai Noel carregarão consigo uma reflexão sobre as diferentes crianças que existem no município. Têm bonecas brancas, morenas, negras, de cabelos crespos, lisos, ruivos, loiros, azuis e vermelhos.

E é pelas mãos de 40 voluntárias e da equipe da Secretaria de Trabalho de Assistência Social que os brinquedos são confeccionados no Cras Novas Amizades. Até agora, metade das 500 bonecas que serão distribuídas já está pronta. A ideia de confeccionar os presentes partiu da secretária de Trabalho e Assistência Social, Tânia Pohlmann. Segundo ela, as voluntárias sempre faziam atividades para arrecadar dinheiro para comprar os brinquedos para serem distribuídos no Natal.

“Pensei que se elas mesmas produzissem os brinquedos ia ter ainda mais encanto. O fato de ver o sorriso das crianças ao entregar o presente já é gratificante. Mas ver depois eles brincando com algo feito por elas, acredito que é ainda mais. Sem contar o aprendizado, a parceria, a amizade e os carinhos que elas têm ao se reunirem toda quarta-feira aqui no Cras”, comenta a secretária Tânia.

Sobre as bonecas da inclusão, a secretária ressalta que é uma forma de incluir todos os tipos de crianças, mas também é uma forma de combater o preconceito desde pequeno. “A gente precisa ensinar a nossas crianças a conviver e respeitar todas as pessoas. Não importa se é branca ou negra, não importa o tipo nem a cor do seu cabelo. Todos nós somos diferentes e essas diferenças que nos fazem especiais”, ressaltou a secretária.

INCLUSÃO NO GRUPO

Além de aprender as técnicas do artesanato, a voluntária Isa do Nascimento diz que também se sente representada. “Eu estou amando ajudar a fazer estas bonecas. Como negra, me sinto muito feliz em ver as bonecas pretinhas, que são lindas”, destaca a voluntária que está há cinco anos no grupo trabalhando para fazer os natais das crianças de Novo Cabrais mais felizes.

Outra voluntária que está auxiliando na produção dos brinquedos é Edi Arbter Aita. Ela que participa pela primeira vez do projeto, vê como uma oportunidade gratificante. “Eu estou amando trabalhar com essas bonecas. É uma oportunidade de aprender sobre artesanato e ser recompensando com os sorrisos das crianças lá no final”, ressalta. Além das bonecas, as voluntárias também trabalham na produção de carrinhos em madeira. Os presentes serão distribuídos no Natal Luz.