Deputado Weber critica atraso do Estado, na entrega de sementes do Troca-Troca de Milho

Duas semanas após o encontro com o governador Eduardo Leite e o Secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho com a Fetag-RS, em 15 de julho, o deputado estadual Elton Weber, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Milho, criticou o atraso na entrega das sementes do Programa Troca-Troca de Milho.

 

De acordo com Weber, a maioria dos sindicatos de trabalhadores rurais e prefeituras ainda não recebeu as sementes para o plantio, o que deveria ter acontecido a partir do dia 20 deste mês, atendendo ao calendário agrícola. A demora prejudica mais de 50 mil famílias de agricultores familiares que já quitaram a sua parte na compra da safra passada e não conseguem plantar a próxima safra.

 

O deputado lembra que desde o início do ano o governo sabia dos prazos, da necessidade da efetivação dos contratos e do pagamento da sua parte às empresas fornecedoras do Troca -Troca, criado em 1988, e que hoje é o único programa de fomento aos agricultores gaúchos de milho.

 

“É lamentável que pouco tenha acontecido até agora, as sementeiras não estão entregando porque não há sequer um cronograma de pagamento por parte do Estado. Realizamos inúmeras reuniões com lideranças sindicais, cooperativas e a Fetag que fazem o Troca-Troca acontecer na ponta. Infelizmente, diante da falta de prioridade do governo estadual e da Secretaria da Agricultura, nós da Frente em Defesa do Milho teremos de mudar a maneira de agir junto ao Estado. Afinal o milho é matéria-prima prioritária para várias cadeias produtivas e o produtor não tem culpa dessa situação”, afirmou Weber.