Frente fria traz chuva ao Estado a partir desta segunda-feira

A frente fria que entrou em território gaúcho  domingo (21) vai predominar na segunda-feira (22), trazendo chuva e instabilidade para o Rio Grande do Sul.

Depois de um fim de semana aquecido, a temperatura vai recuar ligeiramente, mas continua amena, com declínio nos próximos dias. Para segunda, a máxima no Estado não deve ultrapassar 28ºC.

De acordo com a Somar Meteorologia, a passagem da frente fria significará chuva constante nesta segunda-feira, intercalada com poucos períodos nublados, na metade sul do estado. Essa é a região onde os acumulados deverão ser mais expressivos.

Na metade norte, a chuva ocorre em forma de pancadas. O vento, no entanto, será mais intenso, alcançando a marca de 70km/h. Para Porto Alegre, há previsão de chuva e trovoadas.

A Marinha alerta para o risco de ressaca durante a manhã desta segunda, quando as ondas podem chegar a três metros em quase toda a extensão do litoral.

A frente fria continua a atuar durante a semana, com  nuvens carregadas espalhadas por todo o Estado na terça-feira (23). As pancadas de chuva podem ocorrer em qualquer momento do dia, com risco de temporais na fronteira com Uruguai, onde são esperados os maiores volumes de precipitação. A Somar não descarta a possibilidade de quedas isoladas de granizo. Por causa do tempo instável, a temperatura não consegue subir muito durante a tarde, e a sensação de frio aumenta à noite.

Com o passar dos dias, a chuva persiste, mas deve perder intensidade. Até o fim da semana, uma massa de ar polar avança novamente pela região Sul e diminui as temperaturas.