Supermercados do RS também querem vender remédios

A Associação Gaúcha de Supermercados, quer que os súpers também possam vender remédios. Presidente da AGAS, Antonio Cesa Longo fez o pedido ao relator da medida provisória (MP) da Liberdade Econômica, deputado federal Jerônimo Goergen, e o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, durante evento em Porto Alegre.

A solicitação engloba medicamentos sem necessidade de receita médica. Longo explica que o pleito se refere aos mesmos produtos que estão nas gôndolas das farmácias ao alcance das mãos dos consumidores.

— São vendidos pelas farmácias por telefone e internet sem nem necessidade de falar com farmacêutico. Queremos liberdade para todos os setores, sem reservas de mercado e pleiteando o fim do corporativismo — complementou o presidente da AGAS.

Ainda no pleito da entidade, está o argumento de que farmácias vendem produtos de higiene e até alimentos. O questionamento é sobre o motivo pelo qual os supermercadostambém não podem vender “uma aspirina”, como exemplifica Longo.

— Os supermercados querem que o relator inclua no texto da MP que supermercados possam vender os tais medicamentos sem receita com a supervisão de um farmacêutico responsável.

Segundo a AGAS, estudos mostram que, quando os supermercados vendiam medicamentos, os produtos ficaram até 35% mais baratos. 

 

 

 

fonte Gaúcha/ZH