Estado registra mais três mortes por gripe no ano

O Estado contabilizou mais três mortes por gripe na última semana. Conforme boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da  Saúde(SES), divulgado nesta quinta-feira (18), o número passou de 15 para 18 vítimas fatais pela doença em 2019 no Estado. Ingressaram na lista três mulheres que não foram imunizadas contra o influenza.

A morte mais recente é de uma moradora de São Lourenço do Sul, de 50 anos, sem histórico de comorbidades ou fatores de risco. Ela foi vítima do vírus H1N1. A mesma cepa foi a responsável pela morte de uma idosa de 63 anos, moradora de São Luiz Gonzaga. No histórico da vítima estava o risco causado pela obesidade. O terceiro óbito é de uma moradora de Gramado, também com 63 anos. Ela apresentava doença cardiovascular crônica e morreu por conta do vírus H3N2.

Até o momento, os casos confirmados de influenza ocorreram em 49 municípios gaúchos. A Região Metropolitana se destaca com positividade de 51,1% do total de casos. Destacam-se também os municípios de Canoas (8,2%), seguido por São Gabriel, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo, todos com 3,7% dos casos positivos para influenza.

 

 

 

 

fonte Gaúcha/ZH