Corsan vai implantar novo sistema de gestão empresarial

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) vai implantar um sistema de gestão empresarial. Contrato firmado com a empresa Meta Serviços em Informática prevê a instalação de solução integrada de gestão empresarial – Enterprise Resource Planning (ERP).

O novo sistema será capaz de gerenciar as informações da Corsan, integrando dados, recursos e processos e garantindo a alta disponibilidade das informações corporativas. Vai oferecer às equipes da companhia uma visão estratégica e detalhada das atividades, facilitando a rotina de trabalho e a troca de informações entre as áreas.

O ERP oferece uma série de benefícios e vantagens, como confiabilidade nas transações e operações vitais; aumento da produtividade com a diminuição de controles manuais; modernização e otimização dos processos; gestão integrada, unificada e em tempo real dos processos da empresa, proporcionando agilidade na tomada de decisão; facilidade na troca de informações entre áreas; atendimento à legislação; utilização das melhores práticas de mercado; otimização de recursos financeiros; e redução de custos com manutenção de sistemas paralelos.

No decorrer da implantação, será analisada e projetada a evolução de novo sistema ERP para outras áreas internas, observando as questões técnicas e as necessidades da Companhia.

Assinaram o contrato,  o diretor-presidente, Roberto Barbuti, e os diretores de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade, Jean Carlo Flores Bordin, e Comercial, Financeiro e de Relações com Investidores, Jorge Melo.

Integração de áreas

Com investimento de R$ 20,9 milhões e prazo de implantação de 24 meses, o projeto vai permitir a gestão dos seguintes segmentos:

– Aquisições: licitação, contratos, aquisição, estoque, logística e distribuição de materiais, almoxarifados, catálogo de materiais, cadastro e gestão de fornecedores

– Gestão de ativos: patrimônio, frota, bens e Gestão Eletrônica de Documentos (GED)

– Recursos humanos: concurso, avaliação de desempenho, treinamento, cadastro funcional, folha de pagamento, dados funcionais, registro ponto com integração a leitor biométrico, gestão da segurança e saúde do trabalho, e-social etc.

– Gestão financeira e contábil: demonstrações contábeis, custos, controle de despesas, tributos/ativo fixo, controle de recebimentos, contas a pagar, inclusão de parcela de dívidas e financiamentos;

– Planejamento: criação, validação, operacionalização e previsão futura do orçamento, controladoria, planejamento, Business Intelligence (BI), atendimento das exigências da CLT etc.

– Tecnologia da informação: integração com Active Directory (AD), configuração de perfis de usuário, suporte técnico presencial e remoto, disponibilidade de funcionalidades mobile, versão web/nuvem.