Primeiro semestre de 2019 encerra com queda da confiança dos empresários gaúchos

O primeiro semestre de 2019 encerrou com dados que ratificam a diminuição da confiança do empresariado, conforme pesquisa realizada pela Fecomércio-RS e divulgada nesta terça-feira (09/07). Pelo terceiro mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), que alcançou 114,8 pontos em junho, recuou na margem. Em junho, em relação a maio, a queda foi de 5,2%. Porém, ainda em comparação ao mesmo período de 2018, a variação foi positiva de 12,7%. O Icec pode ser acessado aqui.

Para o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a percepção da piora das condições atuais pelos varejistas, somada às expectativas em ajuste, contribuíram para a queda da confiança do setor. “A aprovação da Reforma da Previdência, prevista ainda para julho, é um dos fatores que deve contribuir para a recuperação do otimismo do empresariado. Entretanto, é preciso mais. O empresariado precisa vislumbrar no dia a dia a melhora para ter um ganho de confiança capaz de se concretizar em empregos e investimentos”, comenta Bohn.

Em retração desde abril, após sete meses de taxas positivas, o ICEC de junho apresentou recuo nos seus três componentes, com destaque para o Índice de Condições Atuais (ICAEC), que reduziu 11,0% em relação a maio, registrando 93,7 pontos. A queda foi influenciada pela percepção em relação à economia brasileira (-13,9%) e pelo entendimento do setor do comércio (-12,2%).
Outro componente do ICEC, o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) atingiu 149,6, uma variação de 8,4% em comparação ao mesmo período em 2018, porém, com queda -3,2% na passagem de maio para junho. A maior retração foi na expectativa em relação à economia brasileira (-5,7%) enquanto o subindicador relativo à própria empresa registrou a menor queda (-1,1%).

“A redução no IEEC é reflexo do ajuste das expectativas diante os sucessivos resultados da economia ao longo deste primeiro semestre. Mesmo assim, o otimismo dos empresários ainda é maior do que foi registrado no mesmo período do ano anterior”, complementa Bohn.

Já o Índice de Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) alcançou 101,2 pontos, variação de 8,7% em comparação com junho de 2018, porém, redução de -2,2% em relação a maio. Após se manter praticamente estável no mês anterior, o indicador sofreu retração na margem, com maior queda no componente relativo à contratação de funcionários (-4,4%), enquanto o nível de investimentos voltou a cair (-1,8%) e o subindicador da situação atual de estoques ficou praticamente estável (0,2%).

 

 

fonte Fecomércio