Novo Cabrais planeja “Caminhada na Natureza”

Os Conselhos Municipais de Turismo de Novo Cabrais e Cerro Branco estiveram reunidos para tratar sobre o projeto “Caminhada na Natureza”. A assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria e engenheira agrônoma, Monique Chaves, e a professora do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Clarice Bastarz, abordaram o tema no plenário da Câmara de Vereadores.

A “Caminhada na Natureza” é um circuito organizado conforme uma metodologia internacional, que alia atividade física com o turismo rural. A ideia das caminhadas é passar em propriedades de agricultura familiar, entre outros atrativos turísticos das localidades do interior dos municípios e também incluir serviços como o café da manhã, almoço e feira de produtos locais, em que a própria comunidade e instituições são responsáveis pela organização do circuito.

O projeto “Caminhada na Natureza” iniciou no Brasil em 2006, numa parceria da ONG Anda Brasil e o Ministério do Desenvolvimento Agrário com o objetivo de estimular o desenvolvimento territorial sustentável, valorizando a agricultura familiar e seu modo de vida. Na Região Central do Rio Grande do Sul o projeto é coordenado pelo Programa Rastro, do Curso de Gestão de Turismo da UFSM em parceria com a Emater/RS-Ascar regional de Santa Maria.

O Conselho Municipal de Turismo, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e o escritório municipal da Emater/RS-Ascar juntamente com entidades e agricultores familiares de Novo Cabrais estão organizando um circuito no município. Conforme o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Agnelo Machado, no próximo ano o município de Novo Cabrais estará no mapa das caminhadas da natureza.

Em breve serão divulgadas as datas para os interessados em participar das caminhadas, através do site www.ecobooking.com, que disponibiliza o calendário das caminhadas e formulário de inscrição. O município de Cerro Branco também está organizando evento deste tipo em seu município.