Municípios são orientados a criar comitês de combate às drogas

Com o objetivo de preparar os municípios para o combate eficiente às drogas, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) promoveram o Seminário Estadual sobre Drogas na quarta-feira, 26, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional de Combate às Drogas. O evento reuniu pesquisadores, representantes de entidades, servidores públicos e gestores municipais.

Segundo o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas de 2012, mais da metade dos adolescentes brasileiros já experimentaram álcool entre 12 e 14 anos. De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2016 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, um em cada 20 adultos entre 15 e 64 anos usou entorpecentes pelo menos uma vez em 2014.

“O combate às drogas deve ser não apenas das famílias, mas de toda a sociedade. Precisamos debater e encontrar soluções eficientes em todas as esferas. Por isso, parabenizo a PUCRS por abrir as suas portas a esse seminário”, afirmou o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini.

Entre as soluções imediatas para o enfrentamento está a criação de Conselhos Municipais sobre Drogas. Menos de 15% dos municípios gaúchos dispõem atualmente desses comitês. Os gestores que participaram do seminário receberam orientações práticas de como instalá-los e de como elaborar políticas públicas para mudar o contexto de violência e degradação social que gira em torno do tráfico e do consumo de entorpecentes.

“Conhecimento, ciência, informação e planejamento de ações, quando combinados, podem levar à redução da oferta e da demanda de drogas”, salientou o diretor do Departamento de Políticas sobre Drogas e presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Irany Bernardes de Souza.