Depois do calor, Estado deve registrar mínima de 1°C e geada na quarta-feira

O inverno começou  na sexta-feira passada (21), mas o frio esperado para a estação no Rio Grande do Sul ainda não deu as caras no Estado. Segundo a Somar Meteorologia, este cenário começa a mudar a partir desta terça-feira (25), quando a temperatura começa a cair por conta de uma frente fria que avança pelo Estado.

A noite de terça-feira já começa a apresentar temperatura mais baixa. Além disso, há, ainda, previsão de chuva para todo o Rio Grande do Sul, principalmente nas regiões do centro e do oeste. Há também possibilidade de geada na serra gaúcha.

Para quarta-feira (26), em Uruguaiana, a mínima prevista é de 1°C e com geada, assim como em Bagé, que deve registrar 2°C. Em ambos os municípios, a temperatura permanece baixa durante o dia e não passa dos 9°C.

O frio segue no restante do Estado, mas a chuva começa a se afastar. Por conta disso, a quinta-feira (27) deve apresentar uma leve elevação na temperatura, mas é apenas no início do fim de semana que o calor volta para a região.

A primeira semana é um exemplo da previsão feita para a estação, que deve apresentar oscilações entre dias frios e quentes durante toda a sua duração. A condição, segundo a Somar, deve-se ao El Nino. O fenômeno provoca o aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico. Quando ele entra em ação, o centro do oceano fica aquecido e as temperaturas se elevam.

 

 

 

fonte Gaúcha/ZH