Cerca de 1.500 currículos são avaliados em nova fase do programa Qualifica RS

O governo do RS encerrou na última sexta-feira (31/5) as inscrições para as Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs), dando sequência às próximas etapas do Qualifica RS, programa inovador de seleção de lideranças que irão atuar em funções estratégicas na Secretaria da Educação (Seduc) e na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

O programa recebeu mais de 4 mil inscrições, das quais 1.511 foram aprovadas para a segunda fase, que consiste na análise de currículo. O processo prevê ainda entrevistas por competências, entrevistas com especialistas e, finalmente, entrevista com o governo.

Por meio de uma metodologia fundamentada em critérios objetivos e transparentes, o Qualifica RS segue práticas de gestão de pessoas no setor público bem-sucedidas em países como Austrália, Chile, Cingapura e Estados Unidos.

As oportunidades são para três vagas da Seplag – coordenação da Escola de Governo, diretoria de RH e subsecretaria de Gestão de Pessoas – e para as 30 CREs vinculadas à Educação. A previsão é de que o resultado seja divulgado no início de julho.

O processo é todo online e pode ser acompanhado pelo site do Qualifica RS.

De acordo com a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, essa iniciativa pioneira no RS é um marco na construção de uma agenda estratégica de gestão de pessoas, promovendo uma mudança de modelo gerencial com vistas à excelência na prestação de serviços públicos.

“O grande número de profissionais que se candidataram às vagas do Qualifica RS já é uma  vitória deste programa, pois demonstra que temos pessoas dispostas a se dedicar à melhoria do funcionamento do Estado e, principalmente, dos serviços públicos oferecidos à população”, diz Leany Lemos.

“Concluída esta etapa de recebimento de candidaturas para as 30 CREs, iniciaremos a avaliação de currículos, adotando critérios objetivos e transparentes, sempre tendo como objetivo contar com os profissionais mais aptos a promover uma educação pública de qualidade no Rio Grande do Sul”, diz o secretário da Educação, Faisal Karam.

Cooperação e mudança de paradigma

O Qualifica RS é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o governo do Rio Grande do Sul e a Fundação Lemann, representando uma aliança de organizações do terceiro setor, formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República.

As organizações se uniram para construir, em parceria com o setor público, soluções inovadoras. Essas entidades têm somado esforços em projetos que promovam o aprimoramento da gestão pública, por meio da produção de conhecimento, mobilização social e estruturação de modelos e boas práticas, entre outras ações. A parceria não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes.

O acordo foi assinado em 25 de fevereiro pelo governador Eduardo Leite, em solenidade que contou com a presença de deputados estaduais, representantes das organizações envolvidas e os secretários Karam e Leany Lemos, que atuam diretamente no programa.