Vacinação contra a gripe no Estado vai até fim dos estoques

Durante a campanha de vacinação contra a gripe, as doses foram ofertadas na rede pública apenas para os grupos prioritários. Com o encerramento da campanha, no dia 31 de maio, a vacinação foi aberta para a população em geral até acabarem os estoques nos municípios.

Não haverá envio de novas vacinas por parte do Ministério da Saúde. Por isso, nessa etapa, a vacinação fica limitada ao estoque das doses que não foram utilizadas durante a campanha.

A Secretaria da Saúde orientou os municípios a reservarem doses para atingir a meta de 90% no caso das crianças, grávidas e doentes crônicos. Nos municípios em que a meta foi atingida, não restaram vacinas para a população em geral. O estoque restante depende desse desempenho do município.

No Estado, 82,8% das pessoas dos grupos prioritários já foram vacinadas. Além disso, 270 municípios gaúchos ultrapassaram a meta de 90% de cobertura dos grupos prioritários.

Até esta quinta-feira (6/6), dados registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações indicavam que 3.356.658 doses já haviam sido aplicadas no RS – incluindo os grupos prioritários e a população em geral.

Cobertura dos grupos prioritários no RS

Crianças 74,7%
Gestantes 73,4%
Trabalhador da saúde 83,4%
Puérperas 94,5%
Idosos 93,8%
Professores 106,8%
Doentes crônicos 71%
Total 82,8%