Estado tem mais duas mortes por gripe em 2019

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, nesta quarta-feira (5), mais duas mortes por gripe que ocorreram nos últimos dias no Rio Grande do Sul. Com isso, sobe para sete o número de óbitos causados pela doença em 2019 – no mesmo período do ano passado, oito casos haviam sido confirmados.

Uma das mortes é uma mulher de 54 anos, moradora de Alegrete, que morreu em 30 de maio. Ela era pneumopata crônica e não havia se vacinado na última campanha. O outro caso é de um morador de Novo Hamburgo  de 54 anos, que procurou uma unidade de saúde em  Tramandaí com sintomas da doença. O homem, que era cardiopata e diabético, também morreu em 30 de maio. Não há informações sobre se ele havia ou não se vacinado.

Os dois novos casos foram de pacientes que contraíram o vírus H1N1 (Influenza A). As outras mortes ocorreram em Sapiranga (H3N2), Três Coroas (H1N1), Barra do Ribeiro (H3N2) e  São Gabriel (H1N1). Houve ainda um morador de  Santa Rosaque contraiu Influenza B e morreu em São Paulo. Até o último boletim do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), 43 casos de gripe haviam sido confirmados em 2019.