Secretaria da Cultura anuncia retomada de repasses da rede RS Pontos de Cultura

A Secretaria da Cultura (Sedac) retomou,  os repasses que permitirão viabilizar o financiamento de 92 Pontos de Cultura em 61 municípios gaúchos. Na prática, são mais de R$ 6 milhões liberados, via Sedac, à rede RS Pontos de Cultura. O anúncio foi feito pela secretária Beatriz Araujo, em solenidade na Casa de Cultura Mario Quintana, na presença de mais de 50 representantes de entidades – da capital e interior do Estado.

Setenta e um projetos de Pontos de Cultura – coletivos e entidades culturais que desenvolvem atividades em comunidades e em redes – já estavam em andamento e tiveram os repasses interrompidos e 21, já selecionados, ainda aguardam os valores para dar início à execução dos projetos financiados. “É muito importante fazer este resgate de algo que parecia estar perdido, e contar com a presença maciça dos representantes dos Pontos de Cultura. Alegra-me muito. Tenho certeza que vamos conseguir cumprir este convênio com êxito”, garante a secretária Beatriz.

Técnicos da diretoria de Fomento da Sedac prestaram atendimentos individualizados para assessorar na elaboração de planos de trabalho. “O grande desafio é que todos consigam planejar ações que sejam desenvolvidas em até doze meses, para que recebam, em parcela única, o valor que falta. Alguns não receberam nada e outros receberam parte do valor. Mas, agora, é necessário ter um plano de trabalho novo”, ressalta Rafael Balle, diretor de fomento da Secretaria da Cultura.

Para se credenciar aos repasses, as entidades devem atualizar seus planos de trabalho, com prazo de execução de doze meses, e apresentar documentos atualizados da entidade (RG e CPF do atual presidente). A partir daí, haverá assinatura do termo aditivo e comprovação de regularidade para o recebimento dos recursos.

Pontos de cultura já selecionados

Entidades selecionadas nos editais 10 e 11/2012 deverão entregar a documentação pessoalmente ou enviá-la ao protocolo geral da Sedac, na Av. Borges de Medeiros, 1.501, 10º andar, Porto Alegre.

Pontos de Cultura selecionados no edital 5/2014 deverão encaminhar a documentação exclusivamente por meio eletrônico para o e-mail pontosdecultura@sedac.rs.gov.br

Os interessados podem tirar dúvidas pelo telefone (51) 3288-7518.