Santa Cruz do Sul já tem surto de dengue

Santa Cruz do Sul já tem um quadro de surto de dengue e segue em alerta para novos casos após o aumento de notificações. No novo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, são 13 notificações e quatro casos já confirmados. Conforme o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, o número de notificações caracteriza o surto.

Se houver mais notificações, a situação pode chegar a uma epidemia. Além das notificações, seis casos foram encaminhados ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e o resultado é aguardado pela secretaria. Ainda há três casos que foram descartados.

Dos casos confirmados, os pacientes são uma mulher, moradora do Bairro Santo Inácio, um menino de 7 anos que esteve internado e a irmã dele, de 14 anos, ambos moradores do Bairro Arroio Grande e um homem, de 47 anos, o primeiro confirmado, morador do Centro. Todos já estão em casa e passam bem.

Atenção aos sintomas e prevenção

A atenção aos sintomas e formas de prevenção são ainda mais importantes neste momento. A Secretaria de Saúde orienta que, ao menos sinal de suspeita da doença, o paciente deve procurar uma unidade de saúde, especialmente pela possibilidade de evolução da dengue. Ainda é preciso estar atento aos locais com água parada e usar inceticida.

 

 

 

fonte Portal Gaz