Banco Central aponta destaques positivos e negativos na economia gaúcha

O último relatório do  Banco Central analisando economias regionais destacou o desempenho de alguns Estados do país, incluindo o Rio Grande do Sul. O documento traz o resultado ainda do trimestre encerrado em fevereiro, com uma queda de 0,8%, anulando a expansão de 1,5% do trimestre anterior. Ainda nesta semana, sai o IBCR-RS de março.

Veja os destaques da economia gaúcha, apontados pelo Banco Central:

1 – A queda repercutiu, especialmente, o desempenho negativo da produção industrial, que tem se caracterizado por flutuações no curto prazo.

3 – O crescimento das vendas do comércio ampliado desacelerou. Destaque para a retração no segmento de materiais de construção.

4 – No comércio, os indicadores de confiança apontam movimentos divergentes: otimismo para os empresários e pessimismo para as famílias.

5 – No humor do consumidor, há pessimismo das famílias com renda de até 10 salários mínimos e otimismo daquelas com renda maior.

6 – Há elevação no volume de serviços prestados às empresas e de serviços de informação

7 – No mercado de trabalho, destaque para a contratação para a colheita do fumo, feita pela indústria fumageira.

8 – As operações de crédito contratadas por pessoas jurídicas crescem com destaque para o crescimento dos financiamentos para importação e de veículos.

9 – O crédito para pessoas físicas aumentou com empréstimos não consignados e financiamentos de veículos.

10 – Destaque para a expansão da produção de soja, mas ponderação para a substituição das lavouras de arroz pelo grão.

fonte Gaúcha/Zh