Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária divulga vídeo com orientações sobre a imunização da febre aftosa

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) divulgou um vídeo informativo sobre como os produtores rurais devem proceder durante a imunização de seus animais contra a febre aftosa, cuja primeira etapa se iniciou na quarta (1/5), e segue até o último dia do mês.

O vídeo ensina como aplicar as vacinas nos animais, ressalta a necessidade de esterilizar os equipamentos e informa sobre a diminuição da dosagem, de 5 para 2 ml. “Dessa forma, a secretaria procura estar ao lado dos produtores numa posição propositiva, orientando sobre as melhores práticas sanitária na vacinação de seus animais”, destaca o secretário Covatti Filho.

Os produtores devem comprar as doses necessárias para a vacinação de todo o seu rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela Secretaria da Agricultura. Em seguida, deverão comprovar a vacinação através da apresentação da nota fiscal de compra e declaração do quantitativo de animais vacinados, nas inspetorias ou escritórios de Defesa Agropecuária. O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de cinco dias úteis após o término da etapa.

A Secretaria da Agricultura espera que sejam imunizados 12,5 milhões de bovinos e búfalos, envolvendo cerca de 300 mil animais no processo, com meta de cobertura vacinal superior a 90%. Em 2018, ambas as etapas, maio e novembro, alcançaram os 97% de cobertura.

Clique aqui e veja o vídeo