Novo Cabrais sofre com atrasos de recursos para Assistência Social

Com mais de R$ 120 mil em repasses federais atrasados na área de assistência social, o município de Novo Cabrais está junto à Mobilização Nacional em defesa do Cofinanciamento Regular e Automático do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A mobilização é liderada pelo Colégio Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS), órgão vinculado a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Esse atraso tem dificultado os trabalhos na Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas), pois segundo o prefeito André de Lacerda, é com esses recursos que são atendidos mais de 10 grupos, além de outros projetos e atividades. O prefeito destaca que esses atrasos vêm acontecendo desde 2016 e a administração tem sentido no dia a dia a falta dos repasses.

“O município tem sofrido bastante com os atrasos de recursos tanto do governo federal, como também do estadual para dar continuidade nos projetos e atendimento à população. Assim como na Assistência Social, os atrasos também estão presentes na Secretaria de Saúde”, afirmou o prefeito. Por conta disso, o Executivo tem dado sequência aos projetos federais com recursos próprios, que poderiam ser investidos em outras áreas.

A presidente do Coegemas/RS, Natália Steinbrenner, ressaltou a importância das mobilizações para que as comunidades locais tenham conhecimento da realidade do financiamento do Suas, cuja responsabilidade não é somente dos municípios. Segundo o órgão estadual, existe a possiblidade até mesmo do encerramento das atividades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), caso os repasses não sejam regularizados.