Prevenção e tratamento especializado são as melhores ferramentas de controle da hipertensão

Os perigos causados pela hipertensão arterial e as formas de tratamento da doença são lembrados pela Secretaria da Saúde (SES) no Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril. O alerta é necessário porque a hipertensão é um fator de risco para doenças cardiovasculares, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto do miocárdio, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica da SES, Raíssa Barbieri, o diagnóstico e o primeiro atendimento devem ser realizados nas unidades básicas de saúde e nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Mas a continuidade do tratamento, que tem por objetivo a estabilização da hipertensão crônica, deve ocorrer na rede ambulatorial e na rede hospitalar especializada. Em casos graves, o primeiro atendimento é realizado em serviços de urgência e emergência.

Segundo a coordenadora, os serviços de atenção ambulatorial especializada e de atenção hospitalar destinados às pessoas com condições crônicas devem ser complementares e integrados à atenção primária. “Para melhor resolutividade no tratamento, é necessário que a oferta de serviços especializados seja planejada a partir dos serviços da atenção básica”, afirma.

 

Pressão ideal

Conforme o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.

A pressão ideal é quando os valores das pressões máxima e mínima são, em média, 120/80 mmHg (ou 12 por 8). Quando os valores ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9), o coração precisa fazer um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído no corpo.

A doença pode ser prevenida com hábitos saudáveis e alimentação adequada. Para isso, quando ocorre a primeira detecção de pressão alterada, deve-se aderir ao tratamento, que inclui a redução de sódio e a prática de exercícios físicos.

O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Dicas de prevenção

• Manter o peso adequado, mudando hábitos alimentares, se necessário;
• Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
• Praticar atividade física regular;
• Aproveitar momentos de lazer;
• Abandonar o fumo;
• Moderar o consumo de álcool;
• Evitar alimentos gordurosos;
• Controlar o diabetes;
• Manter uma alimentação saudável.