RS é o primeiro estado a aderir à Rede Gov.BR, programa para desburocratizar serviços públicos

Nesta terça-feira (9), o governador Eduardo Leite assinou, por meio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, o termo de adesão à Rede Gov.BR, a Rede Nacional de Governo Digital. Com o acordo, o Rio Grande do Sul torna-se o primeiro estado à aderir a política. “Orgulho-me em ser o primeiro governador a fazer tudo pelo meio digital”, comemorou.

Segundo Leite, o objetivo do programa é eliminar riscos de fraude e dar mais transparência às informações entre as administrações federal, estaduais e municipais, além de reduzir a burocracia. “Ao cidadão, não importa quem é o responsável pelo serviço, o que é importa é que seja prestado com agilidade e qualidade. Excesso de burocracia prejudica o serviço e aumenta custos”, explicou. Na visão de Paulo Uebel, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, apesar das estruturas do Executivo terem se esforçado em eliminar a burocracia no papel, os mesmos processos foram transferidos para o meio digital. “Temos mais de 1,5 mil sites no governo federal. Precisamos buscar uma solução integrada para facilitar a vida do cidadão”, comentou.

Ao longo dos quatro anos de gestão Leite, a expectativa é que governo se torne 100% digital. Os próximos estados a aderir ao programa são Rio de Janeiro e São Paulo.