Agora, Governador Leite vai exonerar assessores nomeados por Sartori

As próximas edições do Diário Oficial devem trazer uma série de exonerações de assessores nomeados para cargos em comissão pelo governo de José Ivo Sartori ou mesmo de seus antecessores. Na última reunião do secretariado, os integrantes do primeiro escalão foram informados de que sexta-feira (29) é a data-limite para a informar quem deve ser mantido nos cargos. A previsão é de centenas de demissões já que, no final do ano passado,Leite pediu a Sartori que não exonerasse os assessores, como é tradição nas trocas de governo.

A ideia era evitar problemas de continuidade na gestão e dar aos secretários um tempo para avaliar o trabalho de cada um e definir quem deveria ficar ou sair. Ao longo dos primeiros três meses, houve demissões, mas em número pouco significativo. O prazo esgotou-se agora e as listas estão em fase final de elaboração.

Nem todos os que ocupam cargos em comissão serão afastados, até porque o MDB, partido de Sartori, está no governo Leite. Todos os partidos que apoiavam o governo Sartori aderiram ao atual, mas a base foi ampliada e Leite precisa dos cargos para acomodar os indicados dos novos aliados.

 

fonte Gaúcha/ZH