Lançada 49ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) foram lançados nesta segunda-feira, 25, em cerimônia na Secretaria da Educação. Estiveram presentes na ocasião, representantes das Coordenadorias Regionais de Educação, membros da comunidade escolar, o secretário-adjunto da Secretaria do Esporte e Lazer, Jader Maretoli, e o secretário da Educação, Faisal Karam. A previsão é que cerca de 140 mil estudantes, de duas mil escolas, participem das competições. As disputas da primeira fase, em nível municipal, iniciam no mês de abril. Em sua 49ª edição, os jogos terão como novidade mais uma modalidade paralímpica, a bocha olímpica.
 
 Ao lado do tênis de mesa e do atletismo, a bocha se tornará outra opção de esporte para aqueles estudantes que possuem alguma limitação física. Em sua fala durante a abertura oficial do evento, Faisal Karam, ressaltou a relevância histórica da competição e a importância do avanço da inclusão social. “Queremos que os Jergs ofereçam, além de uma oportunidade de incentivo ao esporte nas escolas, experiência de vida aos estudantes. A participação de alunos com deficiência é fundamental para que cada vez mais possamos incluir esses jovens em seus ambientes escolares e sociedade”, afirma.
 
Os Jogos Escolares
 
Os Jergs estimulam a prática esportiva em todas as escolas públicas, mobilizando a comunidade escolar em prol do esporte educacional nas seguintes modalidades: Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez, além de Atletismo e Tênis de Mesa para alunos com deficiência. As disputas ocorrem nas categorias Infantil (12 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos), nos gêneros masculino e feminino.
As competições serão realizadas em quatro fases: Municipal, por Coordenadoria, Regional e Final Estadual. O campeão dos Jergs participará da Seletiva RS, cruzamento das escolas públicas e privadas, para os Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional).