Federarroz orienta produtores sobre levantamento de estoques da Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento está iniciando o levantamento de estoques privados de arroz de 2019 em todo o país. Tal atividade possibilitará o conhecimento do balanço de oferta e demanda, dando subsídios à elaboração de políticas agrícolas e de abastecimento para o setor e à sociedade. Portanto, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) está orientando os produtores sobre o assunto.
A Federarroz está colaborando com o levantamento para que se tenha o número mais fiel possível e o produtor possa fazer o seu planejamento adequadamente. “Por isso estamos assumindo esta campanha com a Conab para que o órgão tenha os números mais corretos possíveis. Por isso é de nossa responsabilidade dos produtores e das indústrias termos um número mais correto possível para que possamos melhor administrar a nossa colheita e termos planejamento”, observa o presidente da entidade, Henrique Dornelles.
O dirigente reforça que o produtor deve observar sua unidade de armazenagem e dizer quanto tem de sacos de arroz ou se não tem estoque. Dornelles lembra que não valem os estoques que foram depositados em terceiros. Neste caso o produtor deve informar em qual local o produto está depositado para que a Conab abata do montante informado também pela indústria. “Se o produtor quiser declarar quantidade de produto que está depositado em alguma indústria, o produtor deve fazer mas preencher o campo de observação informando a indicação deste local depositado, com nome, CNPJ e município, para que a Conab consiga apurar os dados. É importante para não haver duplicidade de informação”, destaca.
O presidente da Federarroz salienta ainda que é importante a colaboração de cada arrozeiro, fazendo o seu papel, entregando os números e conversando com os demais orizicultores para que também façam o mesmo. “Prejudica o setor não responder este questionário pois estaremos navegando sem visualizar o rumo, pois precisamos de números consistentes e por isso pedimos a colaboração de cada produtor, pois temos também a nossa responsabilidade”, finaliza.
Visando facilitar e agilizar o processo de informações de estoques, a Conab disponibilizará o Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp). O sistema permitirá o acesso aos dados cadastrados, histórico informado em levantamentos anteriores, bem como inserir a quantidade de arroz (em casca e beneficiado) estocado em cada uma das unidades armazenadoras com data de referência de 28 de fevereiro de 2019. O levantamento de estoques privados de arroz de 2019 será realizado no período de 11 a 22 de março.
Os agentes armazenadores cadastrados no sistema, receberão uma mensagem com o link de acesso ao Sipesp (https://sipesp.conab.gov.br) e o código de autenticação, com a senha. A Conab continuará disponibilizando também as opções de resposta pelo e-mail estoque-privado@conab.gov.br ou por via postal. Para tanto, o responsável deverá preencher os boletins com os dados solicitados e devolvê-los à Conab pela via escolhida.