Governo do RS fará seleção de pessoas para comandar Coordenadorias Regionais de Educação

Disposto a “buscar as melhores pessoas” para cargos de liderança no Estado, em especial na Educação, o governador Eduardo Leite assinou, na manhã desta segunda-feira (25), acordo de cooperação técnica com a Fundação Lemann e outras três organizações do terceiro setor. A parceria terá como foco a seleção de profissionais para comandar as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), além da busca de nomes para funções de chefia na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.

A intenção, segundo Leite, é concluir o recrutamento no prazo “de 30 a 60 dias”. Para isso, assim que estiver finalizado, um edital de seleção será publicado com todos os detalhes: formação e qualificação exigidas, etapas do processo e salários oferecidos. Por enquanto, está definido apenas que qualquer interessado – mesmo que não seja servidor concursado – poderá participar. Mesmo quem não for da área da Pedagogia poderá participar.

Para Leite, o acordo com as fundações Lemann e Brava e com os institutos Humanize e República é uma “demonstração de que o governo do Rio Grande do Sul não tem, sozinho, todas as respostas”.

— Especialmente na área da educação, precisamos dar um passo decisivo no sentido de qualificar a gestão — destacou o chefe do Executivo.

A mudança na forma de escolha dos coordenadores das CREs – que, até então, eram definidos por indicação política – tem o objetivo, segundo Leite, de garantir “alinhamento técnico da política pública da educação, desde a secretaria até as escolas”:

— Percebemos que as coordenadorias merecem uma visão que vá além da questão partidária, principalmente, focada nas habilidades e competências.