Santa Cruz do Sul registra 10 casos de leptospirose em 2019

O município de Santa Cruz do Sul registra 10 casos de leptospirose  em 2019. O número é considerado acima da média pela prefeitura, que tenta identificar pontos de transmissão da doença.

Foram seis casos no mês de janeiro e quatro na primeira quinzena de fevereiro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, três casos estão relacionados a um grupo de adolescentes que invadiu uma propriedade e tomou banho em um açude particular, no bairro Monte Verde. Outro seria de um jovem que se banhou em outro açude da cidade. Os quatro tiveram que ser internados em instituições de saúde, mas três já foram liberados.

Não há informações sobre como as outras pessoas foram infectadas. Além destes dez casos confirmados, ainda há outro em investigação. Devido ao alto número de pessoas infectadas pela doença, a prefeitura passou a enviar relatórios diários à Secretaria Estadual de Saúde – equipes da secretaria municipal tentam identificar se os açudes estão relacionados à contaminação.

— Passamos a nos reportar diariamente devido à preocupação com esta crescente do número de casos. Também vamos fazer uma análise ambiental do açude no bairro Monte Verde para identificar o possível foco. Colocamos placas nesta propriedade para alertar que o banho é perigoso — explica o secretário municipal Régis de Oliveira Júnior.

Nenhum caso de morte por leptospirose foi registrado no município em 2019.