Estado tem nova onda de calor a partir desta quarta-feira

Depois de uns dias de temperatura mais amena, o calorão volta a dar as caras no  Estado. A previsão é de tempo firme em Cachoeira e para grande parte do Estado nesta semana.  O meteorologista Lucas Campos, da Somar, explica que a estabilidade se deve a uma condição que afeta, praticamente, todo o Rio Grande do Sul.

— O tempo firme é consequência de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens. Isso faz com que o sol tenha mais espaço e que aqueça a atmosfera. Isso porque ele não é impedido pela presença das nuvens — diz Campos.

 A grande maioria dos municípios do Estado também contará com a presença do sol e tempo bom até sexta-feira (22). Uruguaiana, na Fronteira Oeste, por exemplo, registrará 35°C na quarta. A exceção fica para as cidades mais ao Norte e Nordeste, como Erechim, Vacaria e São José dos Ausentes, que poderão registrar chuva nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21), em função de um sistema que atua em Santa Catarina e no Paraná, diz Campos.

— A instabilidade é proveniente de uma formação de nuvens carregadas que está sob as demais cidades da região Sul e isso ajuda a formar nuvens mais densas nestas localidades que fazem divisa com Santa Catarina. A chuva será forte, rápida e com alguns relâmpagos, ou seja, típica do verão — afirma o meteorologista.