Soluções rendem homenagens na Abertura da Colheita do Arroz

Como todo ano, um dos momentos mais esperados da Abertura Oficial da Colheita do Arroz é a noite dos homenageados. Nesta 29ª edição do evento, organizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), serão realizadas distinções especiais com a reconhecida pá que é entregue anualmente à orizicultores que estão trabalhando em soluções para o setor em meio à crise que assola a produção arrozeira do Estado.
De acordo com o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, este ano a entidade tomou uma iniciativa diferenciada pensando nos produtores porque acredita que está na mão dos mesmos a verdadeira e mais duradoura solução e intervenção que o mercado pode ter. “Estamos prestigiando de fato os produtores e algumas personalidades escolhidas que tem uma relação muito direta com a produção  em função de dizer que o mercado é soberano e de fato não podemos esperar soluções mágicas do governo. Existem questões que ele pode resolver, mas a solução definitiva, duradoura e sustentável está nas mãos dos produtores”, salienta.
Dornelles reforça que os homenageados são nomes que tiveram a coragem de mudar de forma parcial ou total os seus negócios e que estão tendo sucesso em todo o Rio Grande do Sul e isto deve servir de exemplo aos demais. “Essa homenagem vem ao encontro do que a Federarroz vem defendendo que é a reconversão da lavoura de arroz, da monocultura para a policultura. Isso dará a ele a condição de escolher, conforme o desempenho ou perspectiva de várias atividades, ele optar pela que melhor representará um resultado para o seu negócio”, observa.
A 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorre de 20 a 22 de fevereiro na Estação Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), na região de Pelotas (RS). O tema este ano é “Matriz Produtiva: Atividade Diversificada, Renda Ampliada”. O evento conta com Patrocínio Premium do Irga e Ministério da Agricultura, correalização da Embrapa e realização da Federarroz. Informações sobre a programação podem ser obtidas em www.colheitadoarroz.com.br.
Confira os homenageados
Lavoura Nota 10 – Carlos Alberto Prestes Iribarrem
Lavoura Pioneira – Werner Arns
Homenagem Especial – João Antônio Rosa da Luz
Homenagem Especial – Miguel Guedes
Homenagem Especial – Eder Leomar dos Santos
Técnico Estadual – André Barros Matos
Técnico Federal – Júlio José Centeno da Silva
Inovação – Indústria Bastiani
Competitividade – Frederico Bergamaschi Costa
Mercado Externo – Pércio Machado Greco
Amigo da Lavoura – João Alberto Dutra Silveira
Pioneirismo – Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UfPel)
Homenagem Especial – Covatti Filho
 
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective