Municípios têm até o dia 15 de fevereiro para aderirem ao Programa Saúde na Escola (PSE)

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), solicita a todas às Secretarias Municipais de Saúde a atualização e a adesão ao novo ciclo do Programa que recebe inscrições até 15 de fevereiro. A iniciativa, que renova a Portaria n° 1.055, do governo federal, busca contribuir para a formação integral dos estudantes de rede pública por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Atualmente, no Rio Grande do Sul, são 3.488 escolas participantes e 788 mil estudantes beneficiados. No caso das creches, são 1.100 instituições de ensino pactuadas e 65.182 alunos atendidos.

Conforme a coordenadora estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), Carem Fortunato, é muito importante que os municípios renovem a sua participação e deem continuidade às ações nas instituições de ensino do Estado. Ela destaca ainda as enchentes que ocorreram nas últimas semanas e a necessidade de ações preventivas de combate ao Aedes Aegypt. “A adesão e a atualização dos municípios ao novo ciclo do PSE é fundamental para o bem-estar dos nossos estudantes. Principalmente, após as cheias registradas na região da Fronteira-Oeste”, explica.

 Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. A articulação entre estabelecimentos de ensino e Rede Básica de Saúde é a base do programa. O objetivo é desenvolver políticas públicas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos, promovendo saúde e educação integral. Entre as suas principais atividades, encontram-se as ações de combate ao Aedes Aegypt, a prevenção do uso de drogas e álcool e de doenças sexualmente transmissíveis, saúde bucal, auditiva e ocular, acompanhamento vacinal e alimentação saudável.