Detran quer prorrogação de prazo para implantação da placa do Mercosul em veículos do Estado

O Detran do Rio Grande do Sul planeja pedir ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a prorrogação de prazo para a implantação do padrão Mercosul nas placas de veículos no Estado. O novo modelo entra em vigor no próximo sábado (1º) para veículos novos, transferência de propriedade e em caso de substituição das placas.

O diretor-geral do Detran-RS, Paulo Roberto Kopschina, disse que um dos motivos é a fabricação das novas placas.

Até o momento, segundo o Detran-RS, duas empresas fabricantes das chapas das placas e 69 estampadores estão aptos para aplicar o padrão Mercosul no Estado. Hoje, o número de estampadores das placas de veículos é maior: são 314 empresas que colocam os adesivos na agora chamada placa cinza.

Já de acordo o Denatran, há apenas uma empresa no Rio Grande do Sul responsável pela fabricação das novas chapas que dão base às placas e 93 estampadores que fazem a colocação do letreiro e dos caracteres visuais de acordo com o novo padrão.

— Muitos Estados da federação estão pedindo prorrogação por vários motivos. Nós temos informação de muitas estampadoras que entraram com o processo em Brasília junto ao Denatran e ainda não têm resposta se eles estão cadastrados e aptos para fazer a estampagem — disse Kopschina.

O preço e o tempo de confecção das placas com o novo modelo também preocupam o Detran-RS. Ainda não há definição se os valores para as novas identificações serão definidos por licitação ou pela livre concorrência. Há a possibilidade também de que alguns municípios fiquem desassistidos em um primeiro momento.

— Se, nesse momento, são 314 estampadores para 497 municípios, será que 69 estampadores vão poder dar cobertura para estes 497 municípios? Essa dúvida nós também temos. O fabricante da chapa básica está se comprometendo que, com este número, ele poderá abastecer todo o Rio Grande do Sul. Mas em que tempo? Hoje, por exemplo, em Porto Alegre, em no máximo um dia a placa está pronta. Nós não temos a certeza absoluta se o prazo (para fabricação) será de 72 horas, 48 horas ou de 24 horas — explicou o diretor-geral.

O Detran-RS deve definir terça-feira (27) os detalhes do pedido de prorrogação de prazo para a colocação das novas placas.

As placas padrão Mercosul são de cor branca e possuem quatro letras e três números, as bandeiras do Brasil, do Estado e do município de origem do veículo, além de um QR Code para identificação digital. As novas identificações são obrigatórias em caso de compra de veículos novos, transferência de propriedade ou de cidade e em caso de substituição das placas por perda, roubo ou avaria.