Em um mês, usina termelétrica de São Sepé iniciará operações

A usina Termelétrica do município de  São Sepé,  deve iniciar as operações comerciais até o fim de dezembro. A projeção é da Enerbio – empresa que faz a coordenação técnica da obra. Conforme Luiz Antônio Leão, diretor da empresa, desde o final de setembro são realizados testes individuais nos equipamentos instalados. Agora, a projeção é que no dia 23 deste mês sejam realizados testes já com a queima das cascas de arroz – que serão a matéria-prima para geração de energia.

Leão explica que para o início das operações comerciais são necessárias licenças – como, por exemplo, a da concessionária local de energia, RGE SUL, o que a usina já tem. Ainda falta a principal delas, a da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é projetada para dezembro.

o momento, os testes são feitos com cargas baixas de energia, usando uma média de 40% a 50% da capacidade da usina. A partir do próximo dia 23, a estimativa é que as cargas aumentem gradativamente até chegar ao total da capacidade da termelétrica, que é de oito megawatts. Atualmente, cerca de 60 pessoas trabalham no local que fica às margens da RS-149.

O investimento da termelétrica está orçado em R$ 48 milhões. Quando as operações comerciais tiverem início, a expectativa é de que permaneçam em trabalho uma média de 30 pessoas. A termelétrica começou a ser construída em julho do ano de 2017 e poderá abastecer até 31 mil domicílios – o que deve atender, na prática, entre 100 mil e 120 mil pessoas.

Para produzir energia, a usina utilizará mais de 70 mil toneladas de casca de arroz. São Sepé tem cerca de 24 mil habitantes. A projeção é que, quando a usina passe a operar, todo o município tenha capacidade de ser coberto pela energia produzida pela termelétrica.

fonte Gaúcha/ZH