Ciclistas podem fazer curso gratuito em EAd para aumentar a segurança nas vias

Adotar a bicicleta como meio de transporte é um sinal de preocupação com a saúde e o meio ambiente, além de se constituir em uma opção econômica. Mas não basta comprar uma e sair pedalando: é importante contar com alguns conhecimentos de trânsito para se deslocar com segurança.

O Detran-RS, por meio da Escola Pública de Transito, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Educação para Ciclistas (semitutorado e na modalidade EAD). Voltado aos novos usuários da bicicleta nas vias públicas, o curso é também procurado por educadores e outros profissionais com perfil multiplicador do conhecimento. A carga horária é de 24h, com dedicação de seis horas semanais durante quatro semanas.

História da bicicleta,  normas de circulação do ciclista e sua relação com motoristas e pedestres, equipamentos de segurança, estacionamento de bicicletas, integração com transporte coletivo e compartilhamento de bicicletas são alguns dos tópicos desenvolvidos na programação do curso.

Para a pedagoga Adriana Reston, coordenadora de Tecnologia e Ensino a Distância do Detran, a primeira edição foi um sucesso. “Abordamos os benefícios deste modal e as regras de circulação para o compartilhamento do espaço público, visando o aspecto da segurança de todos”, relata.

O curso oferece certificação. As inscrições podem ser feitas aqui.