Percentual de endividamento das famílias gaúchas recua para 66,4% em setembro

O mês de setembro registrou queda no nível de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) no Rio Grande do Sul, conforme pesquisa da Fecomércio-RS. Os dados divulgados mostram que o percentual ficou em 66,4% contra 77,4% do mesmo período do ano passado. A pesquisa pode ser acessada aqui.

Segundo o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a recuperação do mercado de trabalho, ainda que em ritmo fraco, contribuiu para a certa estabilidade no percentual de famílias endividadas. Bohn destaca, no entanto, que o cenário de inflação abaixo da meta combinado à taxa básica de juros reduzida também influenciou o resultado da pesquisa.

Em setembro, a parcela da renda comprometida com dívidas ficou estável em relação ao mês anterior, fechando em 30,6%. Já o tempo de comprometimento da dívida no período de 12 meses registrou recuo, passando para 6,9 meses. O cartão de crédito segue com o maior peso na formação do endividamento (87,0%), seguido por crédito pessoal (13,3%), carnês (12,4%) e financiamento de carro (9,5%).

O percentual de famílias no Rio Grande do Sul com dívidas em atraso caiu significativamente no confronto interanual, passando de 38,1% em setembro/2017 para 22,1% em setembro/2018. Apesar do efeito positivo do aumento no contingente de pessoas ocupadas, o descompasso no pagamento das dívidas procede dos postos de trabalho informais ou por conta própria, com remuneração instável. O percentual, porém, segue bastante inferior se comparado ao mesmo período de 2017.

O número de gaúchos que não terão condições de honrar suas dívidas vencidas no prazo de 30 dias também teve queda, saindo de 11,9% em setembro/2017 para 4,9% em setembro/2018. De acordo com a Fecomércio-RS, o dado apurado segue muito abaixo do registrado em 2017 e permanece inferior à sua média histórica.