Estação Primavera que começa no sábado, poderá ter chuvas acima da média no Estado

O boletim específico para a estação primavera que começa no sábado, dia 22,  deve ser divulgado nos próximos dias, mas previsão sazonal feita no mês passado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), apontou uma perspectiva de aquecimento do Oceano Pacífico para os próximos meses, com uma possível ocorrência do fenômeno El Niño, que costuma se refletir em maiores precipitações no Rio Grande do Sul.

– O indicativo é de El Niño mais para o final da primavera. Os três Estados do sul terão chuva ligeiramente acima da normalidade, justamente devido ao fenômeno que, ao que tudo indica, deve ser de fraca intensidade. No Rio Grande do Sul, a chuva acima do normal vai acontecer especialmente no centro-sul e no oeste do Estado – confirmou a meteorologista Naiane Araújo, do Inmet.

Quanto às temperaturas, a projeção para a primavera é de que elas permaneçam dentro da média histórica (que varia conforme a cidade), com exceção do nordeste do Rio Grande do Sul e da divisa com Santa Catarina, onde é esperado mais calor do que o normal. A primavera vai até as 19h23min de 21 de dezembro.