RS chega a 29 casos de sarampo em 2018

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) confirmou seis novos casos de sarampo em Porto Alegre, fazendo com que a capital gaúcha concentre 22 dos 29 casos registrados no Rio Grande do Sul. Na contagem anterior Porto Alegre tinha 16 casos  e o Estado, 22. As outras cidades que já tiveram casos confirmados são Viamão (três casos), Alvorada (dois), Vacaria (um) e São Luiz Gonzaga (um).

O aumento é atribuído ao déficit de vacinação registrado nos últimos anos. A doença, até o momento, é considerada associada à importação do vírus ao Brasil, já que o genótipo do vírus que está predominando na é o mesmo que foi verificado na Venezuela, País que enfrenta um surto desde 2017.

— Cada ano que a gente não atinge a meta, acumulamos grupos de pessoas que não estão protegidos. No decorrer de anos, acumula-se, cada vez mais, número de pessoas suscetíveis. Já é um número assustador para quem não tinha nada. Por isso, é tão importante aumentar a cobertura vacinal — explica Juliane Patzer, técnica do CEVS.