Agroindústria Familiar poderá vender fora do Município

Mais uma conquista da Agricultura Familiar nesta quinta-feira(13). Entidades voltadas ao setor, FETAG-RS, SEAPI, EMATER, SDR, FAMURS assinaram a Instrução Normativa nº 10/2018 que trata da adesão dos municípios gaúchos ao Sistema Unificado Estadual de Atenção a Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF. Isso significa que a partir deste momento as prefeituras poderão aderir ao SUSAF Simplificado, dando o direito às agroindústrias poderem vender a todos os municípios do estado seus produtos com o Sistema de Inspeção Municipal – SIM.

Uma construção coletiva do Movimento Sindical e de muitas entidades, como também o trabalho incansável do Deputado Estadual Elton Weber que através da Assembleia Legislativa fez discussões em todo o estado sobre as demandas do setor.

Esta IN é um avanço muito grande para a regulamentação dos empreendimentos que ainda estão com pendências e um salto para a ampliação de produção e desenvolvimento de empreendimentos já em atividade.

Para o presidente da FETAG-RS – Carlos Joel da Silva, este é um momento ímpar para a agricultura familiar. “Passamos anos esperando por este dia, pois não era justo os produtos de tamanha qualidade não serem vendidos em municípios vizinhos ou ao estado todo. Agora, temos a certeza que muitas famílias permanecerão no campo, continuarão produzindo e industrializando alimentos e tendo mais uma fonte de renda, fator que determinará também permanência de muitos jovens no campo.”