UFSM terá, em 2019, dois novos cursos de pós-graduação

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) terá, no primeiro semestre de 2019, dois novos cursos de pós-graduação. A aprovação se deu pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os cursos são de doutorado em Ciências Sociais e mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental.

O doutorado em Ciências Sociais – primeiro do sul do país, conforme a instituição – será ministrado no campus de Santa Maria. Serão feitas pesquisas nas áreas de Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Ao todo, o doutorado irá ofertar 17 vagas, sendo 15 para brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil  e, mais duas, para estrangeiros que não morem no país.

Já o mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental será na unidade de Frederico Westphalen, no noroeste do Estado. E disponibilizará 15 vagas. O objetivo é permitir a ampliação da pesquisa com temática ambiental e, conforme a proposta, os professores do curso são oriundos das áreas de Agronomia, Geografia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas e Química Industrial.