Há uma semana do fim, mais de 50 cidades gaúchas ultrapassam meta de vacinação contra pólio e sarampo

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo já teve mais de 660 mil doses aplicadas no estado. Iniciada no último dia 6, a estratégia será realizada até a próxima sexta-feira (31). No momento, 53 cidades gaúchas já ultrapassaram a meta da campanha, que é alcançar ao menos 95% das crianças de 1 ano a menores de 5. Na média, a cobertura no RS está em 62,7%.

Entre as cidades com melhores números na campanha, há 33 que inclusive estão com coberturas acima dos 100%, o que acontece quando o número de crianças vacinadas é acima da estimativa populacional. Esse é o caso de Bom Progresso, no Norte do estado, com média de 132,5% do público atingido, sendo o município com cobertura maior no RS, tendo aplicado 220 doses das duas vacinas até o momento. Já Três Passos, município vizinho de Bom Progresso, é o único entre as cidades com mais de mil crianças na faixa etária a já passar da meta, tendo hoje cobertura de 101,4%.

Entre os que ainda não chegaram na meta, 128 cidades estão com alcance de entre 80% e 95%. Por outro lado, há 22 cidades do estado com dados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações abaixo dos 50% de cobertura.

As 10 cidades do RS com melhores médias de cobertura:

1ª – Bom Progresso
2ª – São João do Polêsine
3ª – Novo Xingu
4ª – Vila Flores
5ª – São José do Inhacorá
6ª – Salvador das Missões
7ª – Guabiju
8ª – São Vendelino
9ª – Nova Araçá
10ª – Vista Alegre do Prata.