MPF realiza Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos com audiência pública em Santa Cruz do Sul

O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) – iniciativa do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público de Estado (MP/RS) – convida a sociedade para audiência pública dia 24 de agosto, a partir de 13hs30, sobre os impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana, meio ambiente e consumidor. O encontro acontecerá no Anfiteatro do curso de Direito, bloco 18, campus da UNISC,
O evento terá espaço para troca de informações, debates e encaminhamentos entre a população e os representantes de órgãos públicos, associações civis, estabelecimentos de saúde, conselhos, universidades e movimentos sociais organizados. Para manifestações, as inscrições devem ser feitas até o dia 22 de agosto de 2018 por meio do e-mail romuloalegretti@mpf.mp.br até o limite de 12 inscrições com cinco minutos para cada intervenção.
Serão contemplados nos debates os municípios de Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Candelária, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Gramado Xavier, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Mato Leitão, Novo Cabrais, Pantano Grande, Paraíso do Sul, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.
Formado por 67 instituições, o FGCIA é coordenado pelo Procurador da República Rodrigo Valdez de Oliveira (MPF), tendo como adjuntos o Procurador do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva (MPT), o Promotor de Justiça Daniel Martini (MP-RS) e o Presidente da Agapan Leonardo Melgarejo.
PROGRAMAÇÃO
13h – Registro de presença e identificação.
13h30min – Abertura do evento (Atuação do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos).
13h50min – Palestra da prof. Neice Müller Xavier Faria, médica e Doutora em Epidemiologia pela UFPel, intitulada os “Os efeitos dos agrotóxicos sobre a saúde humana”.
14h40min – Palestra da Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo – AAVRP, sobre o tema “Rastros de Agroecologia no Vale do Rio Pardo”.
15h – Será dada a palavra a representantes de entidades públicas ou privadas, bem como movimentos sociais organizados e demais pessoas interessadas, previamente inscritos.
16h – Será assegurada a palavra aos presentes à audiência que se inscreverem no decorrer do evento, observado o limite de 20 inscrições com três minutos por intervenção.
17h – Encaminhamentos e encerramento do evento.
SERVIÇO
O que: Audiência Pública sobre impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana, meio ambiente e consumidor
Quando: 24 de agosto de 2018, a partir das 13h30min
Onde: Anfiteatro do curso de Direito da UNISC ( Avenida Independência, nº 2293, Bairro Universitário, Santa Cruz do Sul/RS)