8 candidatos querem Governador o Rio Grande do Sul

Com o prazo para oficializar as candidaturas terminando neste domingo,  o cenário das eleições no Rio Grande do Sul já conta com oito candidatos ao governo. O atual governador José Ivo Sartori (MDB) e o vice José Paulo Cairoli (PSB) buscam a reeleição ao Piratini. Os outros sete candidatos são do PCdoB, PT, PSDB, PTD, PSTU, Psol e Novo. Confira:

Abigail Pereira (PCdoB)

A pedagoga Abigail Pereira, natural de Caxias do Sul, foi lançada como candidata nesse sábado, 4, em convenção partidária em Porto Alegre. Ela foi secretária estadual de Turismo na gestão de Tarso Genro, do PT. O vice será Tiago Souza da Silva, também do PCdoB.

Eduardo Leite (PSDB)

A candidatura de Eduardo Leite foi lançada neste domingo, 5. A chapa com Ranolfo Vieira (PTB) conta com apoio do Progressistas. Leite é ex-prefeito de Pelotas e tem como proposta reduzir a carga tributária e intensificar a área de segurança pública.

Jairo Jorge (PDT)

Com o vice Cláudio Bier (PV), Jairo Jorge já foi confirmado como candidato em 26 de julho. Ele já foi prefeito de Canoas e nesta eleição tem apoio do PMB.

José Ivo Sartori (MDB)

A atual chapa que atua no Governo do Estado vai à reeleição. Sartori e o vice José Paulo Cairoli (PSD) oficializaram a candidatura neste domingo, 5.

Julio Flores (PSTU)

Com apoio do Cpers/Sindicato, a candidatura do professor Julio Flores foi formalizada nesse sábado, 4. Ele vai contar com Ana Clélia Schneider, do mesmo partido, para vice.

Mateus Bandeira (Novo)

Bandeira já é candidato desde 20 de julho. Ele e o vice Bruno Miragem (Novo) ainda não deram detalhes das propostas que vão defender na campanha.

Miguel Rossetto (PT)

Rossetto foi vice-governador do Estado de 1999 a 2002 na gestão de Olívio Dutra. Também foi ministro nos governos de Lula e Dilma. Conforme definição deste domingo, 5, ele concorre com a vice Ana Affonso (PT).

Roberto Robaina (Psol)

As principais propostas de Robaina, oficialmente candidato desde 22 de julho, são acabar com as isenções fiscais injustificadas e combater a sonegação de impostos. Ele disputa o Piratini com Camila Goulart (Psol) como vice.