Professores de Cerro Branco começaram curso garantido através da consulta popular

Um total de 47 professores das redes estadual e municipal de Cerro Branco participaram, nesta quinta-feira (2), da abertura da formação pedagógica com financiamento garantido através da consulta popular. As atividades ocorreram nos turnos da tarde e noite, no Colégio Estadual Cerro Branco, sob a coordenação de um grupo de professores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc): Felipe Gustsack, Joice Nunes Lanzarini, Maria de Fátima de Lima das Chagas e Niqueli Streck Machado.
A capacitação, com 60 horas de duração, terá a maior parte das atividades na modalidade de educação à distância (EAD) e abordará a aprendizagem. No primeiro dia, foi apresentado aos professores o ambiente virtual onde as atividades serão desenvolvidas. Dentro da proposta do Dia D da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), também foi abordado o tema “O lugar da aprendizagem na BNCC”.
A Coordenadora Regional de Educação, professora Julieta Pereira Prestes, na abertura da formação, enfatizou a importância da formação continuada docente. “Para construirmos uma escola de qualidade, é preciso investir na qualificação dos professores e gestores da educação, tendo em vista, sempre, proporcionar as condições necessárias para o sucesso da aprendizagem dos nossos alunos”, justificou. A diretora do Colégio Cerro Branco, professora Giovani Moraes, lembrou que o curso resulta da mobilização comunitária, que garantiu os recursos através da consulta popular.
O projeto de formação é desenvolvido em parceria pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e Consórcio das Universidade Comunitárias Gaúchas (Comung), envolvendo 11 instituições de ensino superior. No próximo dia 9, em Cachoeira do Sul, o mesmo curso será aberto para outros 70 professores. Um total de 58 gestores escolares de Cachoeira do Sul e de Cerro Branco também começarão capacitação na mesma data.